Babel de cartunistas: Stefaan Provijn (Bélgica), Radu Cletiu (Romênia), Luc Vernimen (Bélgica), Jerzy Gluszek (Polônia), Spacca (Brasil), Mahmoud Azadina (Irã) e Xaquín Marin (Galícia).
Foto de Beniamin Gluszek. (uau! o filho do Jerzy é músico! por isso o interesse por Antonio Carlos Jobim...).
O PortoCartoon é um festival de cartuns promovido há 12 anos pelo Museu Nacional da Imprensa, e o tema deste ano foi "aviões e máquinas voadoras".
A convocação aos artistas foi feita no final do ano passado, aproveitando a efeméride dos 300 anos do "padre voador" Bartolomeu de Gusmão, e a abertura se deu, como tradicionalmente acontece, na noite de São João, 23 de junho, o equivalente português do Carnaval brasileiro (o povo toma as ruas e os bares, come e dança e dá marteladinhas com aqueles martelos de plástico, com sanfona). Enfim, é "muito giro".
Abaixo, o vencedor do salão, o polonês Jerzy Gluszek, e seu sensacional cartum da tábua de passar "turbinada".
O segundo lugar foi para o iraniano Mahmood Azadina, uma figura - sempre fazendo micagens e gestos engraçados. Tinha que fazer, pois quase não falava inglês. Aprendi que os iranianos não falam árabe, mas persa. "Merci" (pronuncia-se mérci), Mahmoud!
Acima, os dois belgas: Luc Vernimen (menção honrosa: cartum "jamais só", no canto inferior direito) e Stefaan Provijn, o terceiro lugar com seu avião de pedra. Grandes papos, no café da manhã no nosso hotel, simpaticíssimos.
Da esquerda para a direita, mais quatro menções honrosas: caricatura do português Santiagu, charge escultura com mala e pintura, do escocês Aidan Bremner (radicado no Algarve); escultura do brasileiro Paulo Emmanuel , amigão nosso e colega da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil) e "Passarola de Gusmão" por Agostinho Santos.
Acima, em fotografia de Abílio Cardoso, um momento da solenidade da abertura.
Na foto ao lado, estou abraçado ao Nuno, meu leitor d'além mar, sobrinho de Júlia e Luís Humberto e que gosta de temas históricos.
E abaixo, Mahmood, Santiagu e Luís Humberto, depois da decolagem e ganhando altitude...
Só falta digitalizar o seu caderninho de viagem, e partilhá-lo com toda a gente!
ResponderExcluirEstou ansioso por revê-lo no próximo cartoon e receber uma nova aventura assinada, já agora sobre Padre António Vieira ou Pedro Álvares Cabral.
ResponderExcluirNuno
foi muito giro ir la !! adorei o barco e os martelos para o sao joao
ResponderExcluirnao percebo porque o meu pai n ets nestas fotos
ResponderExcluiringanei-me beijinhos mariana ...este ano tmb quero participar neste concurso para esperimentar
ResponderExcluir