quarta-feira, 21 de julho de 2010

A inauguração do painel do Padre Voador: "azar no jogo, sorte no amor"


(fotografias de Abílio Cardoso)

Estava bastante preocupado com a inauguração do meu painel no Porto.

O dia escolhido com bastante antecedência foi uma sexta-feira, 25 de junho às 17:00, para que o painel fosse visto pelo povo todo na hora do rush.
Acontece que coincidiu exatamente com o dia e a hora do jogo Brasil X Portugal, marcado para as 15:00 daquele dia. Se o Brasil ganhasse, as chances de Portugal se classificar diminuiriam e ia ficar meio desagradável inaugurar a exposição... se perdesse, o duro ia ser aguentar a gozação :)

Sob o barulho infernal das vuvuzelas, corremos do restaurante Chez Lapin para o hotel, atravessando antes um mar de torcedores lusos, com alguns gatos-pintados brasileiros.
Foi uma pena não termos ficado para assistir o jogo nas ruas animadas. No hotel, junto com alguns hóspedes glaciais, vimos um jogo que, por sua vez, não fez força para que nos animássemos.

Diz o ditado, "azar no jogo, sorte no amor".
Felizmente para as relações exteriores, o jogo foi um fiasco e o 0X0 caiu como uma luva para os nossos propósitos diplomáticos.

Fomos ao metro Faria de Guimarães fazer a abertura e, abusando das minhas prerrogativas de enviado especial, torturei meus anfitriões com um soneto em decassílabos de minha lavra, composto especialmente para a ocasião. Lá vai:

XXXIII - PORTOCARTOON

Se o globo do Gusmão não conseguiu
o padre erguer ao céu angelical,
comigo a Passarola foi bestial:
bem mais longe, mais alto conduziu.

Benévolo, o destino me sorriu:
do Porto, encomendaram-me um mural
(que no metro ia ser exposto) no qual
pintei do padre a saga qual se viu.

O Brasil é o meu tema principal:
da minha gente a História, boa ou vil
em banda desenhada faço igual.

E atendendo a convite tão gentil,
perfiz o curso inverso ao de Cabral:
vim a Portugal, descobri o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário